sábado, 22 de setembro de 2012

Muriçocas do Miramar se torna Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba


- Projeto de lei do deputado Anísio Maia foi promulgado pelo governador
O bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. O fato aconteceu devido um projeto de lei de autoria do deputado Anísio Maia (PT/PB), que foi promulgado e publicado no Diário Oficial do Estado dia 27/12/2011. Segundo Anísio Maia, o bloco já faz parte da história de João Pessoa, e seu projeto teve o intuito de valorizar a cultura local.
"O bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar foi fundado em João Pessoa em 1986 por moradores  do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário. Na ocasião havia apenas trinta pessoas, que eram conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos. Ele ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas. Hoje é tido como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, perdendo apenas para o Galo da Madrugada, em Recife. A ideia de torná-lo Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso estado surgiu, assim como outros projetos que tenho apresentado, com a intenção de preservar e valorizar a nossa cultura. Não podemos deixar que este ícone da nossa cultura se perca ao longo da história", afirmou.
O deputado Anísio Maia explicou ainda que a maior parte dos artistas que se apresentam no Bloco são paraibanos. "As Muriçocas são puxadas, na maioria das vezes, por artistas paraibanos e nordestinos de projeção nacional como, Elba Ramalho, Diana Miranda, Chico César e Fuba, que é o compositor do hino oficial do bloco. Além disso, são também artistas locais que produzem a camiseta das Muriçocas do Miramar", disse.
O bloco se concentra sempre na conhecida Praça das Muriçocas, que recebeu a denominação em decorrência do bloco.
Por: augusto bohn



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mudanças no trânsito de Miramar

Agentes de trânsito orientam sobre modificações no trânsito de João Pessoa
Nesta sexta-feira do dia 25 de maio desse ano, após as modificações, o tráfego no bairro Miramar já demonstrava efeitos positivos na mobilidade com a nova opção de deslocamento ligando a zona sul (Bancários, UFPB, Castelo Branco) à zona norte (Tambaú, Manaíra e Bessa) pela avenida Senador Ruy Carneiro.
No primeiro dia da mudança – na quinta-feira 24/05 - foram necessários ajustes no tempo dos semáforos que ficam nos cruzamentos da avenida Epitácio Pessoa com as ruas Hilda Lucena e Tito Silva, para dar mais a fluidez ao tráfego na área.
O superintendente executivo de mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade; o superintendente adjunto, Paulo Freire; o diretor de planejamento, Adalberto Araújo e o diretor de operações, Cristiano Nóbrega, estiveram no local da intervenção nesses dois primeiros dias.
Segunda etapa -A Semob iniciou a segunda etapa das mudanças na área de Miramar. A ação faz parte do projeto Caminho Livre, que engloba uma série de obras e ações que visam dar agilidade, mobilidade e organização ao trânsito e transporte público na cidade.
Os agentes de mobilidade e a equipe de educação vão ficar na área por 15 dias orientando os condutores de forma ostensiva. O superintendente adjunto, Paulo Freire, recomenda aos condutores que fiquem atentos à sinalização de regulamentação. “A sinalização está totalmente implantada na rua, não tem porque o usuário cometer infração” ressaltou Paulo Freire.
Ônibus- As linhas de transporte coletivo que circulam em Miramar terão os seus itinerários modificados da seguinte forma:
- Linhas 514, 517, 501, 5206, 5120, 1502, 5110, 5210, 5310 e 5307, no sentido UFPB/Epitácio Pessoa/Centro, com a mudança seguirão a partir da Praça Tito Silva, pela rua Hilda Coutinho Lucena, Epitácio Pessoa, seguindo o itinerário normal.
- Linhas 514, 517, 3510, 1519, 1502, 1510, 2515, 3507 e 501, no sentido Centro/bairro, seguirão a partir da Epitácio Pessoa pela rua Tito Silva, depois itinerário normal.
- Linhas 5600, 5603 e 5605, que operam entre Mangabeira e Shopping Manaíra, vão seguir pela rua Hilda Coutinho Lucena e, logo após o itinerário normal pela Epitácio pessoa. No sentido Shopping/Mangabeira, a partir da Epitácio pessoa, seguem pelas ruas Giácomo Porto, Otávio Novais e Antônio Rabelo Jr, em direção a Tito Silva.
- Linha 1500/Circular, no sentido Castelo Branco, a partir da Ruy Carneiro segue pela rua Prefeito José Leite, avenida Epitácio Pessoa e rua Tito Silva, depois itinerário normal.
link:



Por: Lara Mendonça. 


Da Paraíba para o mundo.

“Paraíba masculina mulher macho sim senhor...”.

Muito se discute sobre o incentivo dado ao esporte na Paraíba, seja ele governamental ou privado. Pelos depoimentos dos próprios atletas, podemos perceber que pouco se tem investido nestas práticas, o que é uma pena, já que está mais do que provada a existência de talentos no nosso estado
Como destaque, temos o nadador Kaio Márcio Ferreira da Costa Almeida que vem sendo considerada uma revelação da natação brasileira. Iniciou no Esporte Clube Cabo Branco, em sua cidade natal, João Pessoa. Depois de passar uma temporada no Flamengo, voltou para João Pessoa, onde foi criada toda uma estrutura para o desenvolvimento do seu talento. Sua estreia olímpica aconteceu em Atenas-2004, onde disputou as eliminatórias. Nos Jogos Pan-Americanos, ganhou dois ouros, com dois novos recordes. Medalha de ouro nos 50 m, 100 m e 200 m borboleta das etapas da Copa do Mundo de Sydney e Daileon, e nos 50 m e 100 m na etapa de Belo Horizonte, na temporada de 2005/2006. Semifinalista nos 100 m borboleta (7º lugar) no 11º Mundial de Esportes Aquáticos de Montreal/2005; e ainda nos 200 m borboleta (13º lugar) no 10º Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona/2003. Medalha de prata nos 200 m borboleta e de bronze nos 100 m borboleta no Grand Prix de Missouri/EUA 2008. Campeão Sul-Americano dos 100 e 200 m borboleta e do revezamento 4x100 medley em 2006. Medalha de prata nos 100 m borboleta na etapa de Canet/França do Circuito Maré Nostrum de Natação 2007. Seu título mais recente foi o Troféu José Finkel de Natação, no último dia 01 de setembro.

Kaio Márcio Ferreira
Por: Lara Mendonça.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mudanças no trânsito do Miramar deixa motoristas confusos.


Primeiro dia de mudanças no trânsito do bairro do Miramar deixou motoristas confusos por falta de sinalização.

Os moradores do bairro do Miramar, em João Pessoa, e os motoristas que costumam passar pela região não aprovaram o primeiro dia de alteração de trânsito na via que dá acesso da zona sul da cidade para a zona leste. No local, muitos condutores ficaram confusos por falta de sinalização e motoristas de ônibus tiveram dificuldade para entrar na avenida Epitácio Pessoa. Para auxiliar quem passar pela região, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou agentes de mobilidade durante o período de adequação.
“Ficou pior porque o movimento ficou maior. Já até bateu um ônibus ali”, explicou Pedro Bezerra de Lima, que trabalha com serviços gerais em uma empresa localizada na rua Hilda Lucena, uma das que sofreram alteração. Ele relatou que mora no Padre Zé e, quando chegou ao trabalho, por volta das 5h40, o trânsito ainda estava tranquilo, mas, no horário de pico, o local ficou congestionado. “Para voltar pra casa vai complicar”, disse.


O superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire, disse que o congestionamento no local é normal nesses primeiros dias em função da novidade. “Já verificamos que o tempo de verde no semáforo na subida da Epitácio Pessoa não é ideal e já estamos resolvendo isso. E quando a Rui Carneiro tiver o semáforo aberto, durante a terceira etapa de obras, que será na semana que vem, a fluidez será grande naquela região”, garantiu Freire.

Alguns condutores também reclamaram de falta de sinalização no local para indicar as mudanças e faixas de pedestre. Paulo Freire, no entanto, negou que exista esse déficit. “Na verdade, o que falta é placas de orientação, que já está sendo resolvido, não há porque reclamar. Além disso, temos agentes de trânsito no local para orientar os motoristas durante todo o dia”, tranquilizou.

Curiosidade:
As mudanças de tráfego no Miramar fazem parte das intervenções e obras que a prefeitura está realizando, por meio da Semob, com a intenção de melhorar a mobilidade e dar segurança para os deslocamentos de pedestres e veículos. A primeira etapa do projeto foi o binário do Castelo Branco.


Por: Graziela Maria





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Links das últimas postagens.



Aqui vão os links dos locais onde pesquisamos tudo, e quem pesquisou também:

Isadora pessoa e Rebeca Belli - Informações sobre o bairro:



Graziela Maria - Esporte clube Cabo Branco   -   O texto de Graziela foi produzido por ela e as fotos foram tiradas pessoalmente, portanto não existem links.

Rebeca Belli - Flanelinha assassinado no bairro de Miramar http://www.cabedeloemfoco.com.br/noticia.php?intNotID=4846

Maria Isadora - Semob altera tráfego no bairro de Miramar e melhora acesso à zona norte    -    http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semob-altera-trafego-no-bairro-de-miramar-e-melhora-acesso-a-zona-norte/

Para melhor acessibilidade, as próximas postagens já virão com o link da página pesquisada no final.

Por: Rebeca Belli.


Alteração do tráfego no bairro Miramar e melhoração do acesso à Zona Norte


Semob altera tráfego no bairro de Miramar e melhora acesso à zona norte

No dia 24 de maio desse ano, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estará proporcionando uma nova opção de deslocamento para os condutores que saem da Zona Sul (Bancários, UFPB e Castelo Branco) com destino à Zona Norte (Tambaú, Manaíra e Bessa). A alternativa será através da avenida Senador Ruy Carneiro com alterações na circulação do tráfego em ruas do bairro do Miramar.
As mudanças na circulação de veículos em Miramar fazem parte das intervenções e obras que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando, por meio da Semob, para melhorar a mobilidade e dar mais segurança para os deslocamentos de pedestres e veículos.
“Essa é apenas a segunda etapa (considerando a primeira que foi a entrega do binário do Castelo Branco) de um total de quatro intervenções que vão melhorar a acessibilidade de entrada e saída a bairros como Jardim Luma, João Agripino e Brisamar na direção dos bairros como Bancários, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira. Essas quatro etapas combinadas com a implantação do projeto Vias do Atlântico, que será executado pelo Governo do Estado”, ressaltou o superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire.
 
Por: Isadora Pessoa


Flanelinha é morto no bairro de Miramar.


Flanelinha é morto com vários tiros no bairro de Miramar, na Capital

Um flanelinha é morto a tiros no final da manhã deste sábado (16) no Bairro de Miramar, em João Pessoa.
O flanelinha Paulo da Silva Varella, de 39 anos, foi assassinado com dois tiros na manhã do dia 16/06 em um sábado na Comunidade Travessa Iaiá, próximo ao mercado público do Bairro de Miramar, em João Pessoa. 
Segundo a Polícia Militar, dois homens em uma moto preta se aproximaram da vítima, atiraram e fugiram do local sem deixar pistas.
Paulo da Silva Varella vivia de lavar veículos nas ruas próximas ao mercado público. As balas atingiram a cabeça e ele morreu na hora.



Por: Rebeca Belli.



sábado, 15 de setembro de 2012

Esporte Clube Cabo Branco


O bairro de Miramar é cheio de locais culturais, que marcam a história desse local, o Esporte Clube Cabo Branco é um dos lugares, onde acontecem comemorações, há também uma academia, quadras de tênis, basquete e futsal, piscinas olímpicas onde acontecem varias competições e aulas de natação.

O estabelecimento também é perto do maior edifício da Paraíba, que já foi falado aqui anteriormente o edifício Rio Mamoré.






Por: Graziela Maria

"Cratera" no bairro de Miramar


Caminhão da prefeitura cai em 'cratera' no bairro de Miramar

Um caminhão  coletor de lixo de uma empresa que presta serviço a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) caiu em uma ‘cratera’ no início da madrugada do dia 14/06 em uma quinta-feira, no bairro de Miramar, em João Pessoa. O pneu esquerdo do veículo atingiu e estourou um cano da Cagepa, provocando um grande alagamento.
O acidente com o caminhão aconteceu na Rua Jorge Ferraz. A água do cano estourado invadiu e alagou o estacionamento de um prédio que está em construção que fica em frente ao local.
O caminhão ficou preso no local por horas à espera da chegada de um guincho para a retirada do caminhão e os trabalhadores da Cagepa para fazer o conserto do cano estourado.










Por: Lara Mendonça

Edifício Rio Mamoré



O edifício Rio Mamoré, fica localizado no bairro Miramar, na Capital.

De acordo com o proprietário da Conserpa, José William Montenegro Leal, o empreendimento é hoje o prédio mais alto com obra concluída na Paraíba. Segundo José William, esse é o 48 º empreendimento da construtora.

Ele explicou que a ideia de nomear as construções com nome de rios, partiu de um desejo de homenagear a bacia hidrográfica da Amazônia.

“Se antes construir um prédio com 30 andares já era algo inovador para o mercado na Paraíba, imagina com 43 andares? Essa é uma porta de abertura para outros empresários nos superarem”, declarou.

FOTO ATUALIZADA

Por: Nathaly Felix

O Edifício Rio Mamoré, é um arranha-céu localizado no bairro de Miramar, em João Pessoa, Paraíba. O edifício possui 42 andares, distribuídos em aproximadamente 240m², bem esbelto para sua altura de 140 metros,é atualmente o maior edifício do Nordeste e está entre os 20 maiores de todo o país. O residencial possui 1 apartamento por andar com 212m², além de oferecer uma área de esportes e lazer completa, com piscina, quadra poliesportiva, pista de Cooper, salão de festas e salão de jogos, acesso de veículos e pedestres com sistema eclusa. Estrutura totalmente reforçada, com o dobro de concreto usado em uma construção normal, usando o peso do próprio edifício contra o vento da região.
O Rio Mamoré já é o edifício mais alto da Paraíba, ultrapassando o Royal Palace com 35 pavimentos, Porém esse título não durará muito tempo, pois com o "boom" imobiliário na cidade, já há construções de arranha-céus maiores, inclusive o Tour Geneve que em breve será o maior arranha-céu do Brasil. 


Informações sobre o bairro.


Miramar é um bairro da Zona Leste, do município de João Pessoa, capital da Paraíba. Nos últimos anos vem sendo uma grande procura pelo mercado imobiliário, e já ostenta vários edifícios de grande porte. E agora o bairro do Miramar vai receber o maior edifício do Nordeste, o Edifício Rio Mamoré. É um bairro de classe B na divisa entre a zona leste e a zona norte. Curiosamente é o único bairro da zona norte que faz divisa simultaneamente com a zona sul via Castelo Branco além-médio Jaguaribe (rio) e leste além-Jaguaribe Oriental, mas isso ainda na época em que por interesses de corretoras de imóveis o Jaguaribe deixou de ser o lime natural entre as zonas, pois dizer que se faz parte da zona leste valoriza mais os imóveis do que se dizer da zona norte oriental hoje em dia de acordo com a lógica de mercado local, mesmo quando a zona leste é predominantemente de classe A+/B+ e a norte oriental de classe B+/B-.


Por: Isadora Pessoa e Rebeca Belli



Introdução.



 O bairro de Miramar está cercado de facilidades como bancos, farmácias, supermercados, faculdades e hospitais, além da  tranquilidade de um bairro residencial com a qualidade de vida proporcionada pelas facilidades que a região oferece.